Câmara Municipal realizará Sessão Especial sobre os saberes ancestrais de Monte Gordo
A Câmara de Camaçari realizará, na quarta-feira (12/11), a partir das 9h, Sessão Especial sobre “Saberes ancestrais de Monte Gordo e seu papel na construção identitária de Camaçari”. A atividade é de iniciativa do vereador Vagner Bispo (PSB).
Segundo o parlamentar, é preciso celebrar e salvaguardar a memória viva do município. “Seguindo o
exemplo do Grupo Bangariô, que preserva o samba de roda como veículo de memória oral e resistência, nossa terra é berço de conhecimentos transmitidos entre gerações. Nesse contexto, as “cocadeiras” de
Monte Gordo emergem como figuras centrais desses saberes. Muito além de produzirem e venderem cocada para o sustento familiar, essas mulheres são guardiãs de um conhecimento ancestral que abrange desde o manejo sustentável da cana e do coco até as complexas técnicas de transformação desses ingredientes em verdadeira arte”, mencionou.
Ele reforça ainda que a sessão especial se propõe, portanto, a ampliar e consolidar iniciativas já em curso que buscam valorizar tais saberes, articulando-os como tecnologias sociais capazes de promover autoestima, pertencimento e inclusão. “Preservar e fomentar esses saberes, do samba do Bangariô ao ofício das cocadeiras, não é um gesto nostálgico, mas uma política pública essencial para o futuro. Garantir que esse patrimônio imaterial não se perca com o desaparecimento de suas guardiãs e mestres mais idosos é assegurar que as novas gerações possam continuar a ouvir, cantar, saborear e reviver suas próprias histórias”, finalizou.



