...

...

Ouvintes conectados

Visitantes: 9.320.084
Usuários online: 0

Diversidade, alegria e folia marcam encerramento do Conexão Cultural em Monte Gordo

Publicada em: 09/02/2026 10:27 -

Diversidade, alegria e folia marcam encerramento do Conexão Cultural em Monte Gordo

 

O Conexão Cultural chegou a Monte Gordo neste domingo (8), abraçando com alegria a população da orla do município e marcando o encerramento de três dias intensos de celebração da cultura popular. Reafirmando seu propósito de espalhar arte e o sentimento de pertencimento por diferentes localidades do município, o evento foi realizado pela Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur), via Edital de Seleção Pública para o Carnaval 2026. 

 

A titular da Secult, Elci Freitas, fez um balanço positivo da iniciativa, que reuniu mais de 30 atrações e, de forma descentralizada, promoveu a valorização de artistas do município, potencializando saberes ancestrais, manifestações populares e tradições que constroem a identidade de Camaçari. 

 

“Uma felicidade encerrar este festejo de maneira bastante especial. Foram três dias de festa nos quais conseguimos contemplar nossos grupos, valorizando os territórios e fortalecendo a cultura em cada canto que nós passamos – na abertura, em Parafuso, depois em Cordoaria, e finalizando de forma tão bonita aqui em Monte Gordo. Viva a cultura popular e viva o Conexão Cultural!”, exclamou a secretária.

 

O último dia começou com o cortejo multicultural que saiu das imediações do Largo do Corujão, levando às ruas o clima vibrante do pré-Carnaval. Puxado por Priscila Miller, a “procissão festiva” reuniu grupos e fazedores de cultura, como Pelé do Samba, da localidade de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca. 

 

Aurino Teixeira, o Mestre Pelé, que celebra 15 anos de trajetória, destacou a importância de iniciativas que fomentam as tradições populares. “Estou bastante feliz em participar. Ações como essa são fundamentais e muito valiosas, pois mantêm vivas tradições, passadas por nossos antepassados, valorizando nossas raízes culturais”, avaliou.

 

Os grupos Capoeira Fatumbi, Charanga Caraípa, Dança Contemporânea Ancestral e Bangariô, também participaram do festejo, traduzindo em música, dança e movimento a rica tradição cultural do município.

 

Em meio à folia carnavalesca, moradores e visitantes ocuparam as ruas com sorrisos, dança e muita animação, celebrando a cultura feita pelo povo e para o povo. A assistente social Vanessa da Costa, 38 anos, prestigiou o Conexão Cultural ao lado do marido e do filho, ressaltando o clima tranquilo e familiar do evento. “Achei uma iniciativa bastante importante, principalmente por agregar todos os públicos, desde crianças a idosos. Que tenhamos mais ações como essa aqui para a comunidade”, afirmou a moradora de Monte Gordo.

 

À noite, o festejo seguiu no palco principal montado nas imediações do Mercado Municipal da localidade, em um clima acolhedor e festivo. O grupo Pé de Lata, voltado especialmente para o público infantil, levou muita interação, brincadeira e encantamento para a criançada, criando um ambiente leve e cheio de afeto.

 

Vocalista do grupo, Adriana Almeida falou sobre o repertório variado levado para o festejo. “Trouxemos canções autorais, sucessos infantis e também uma novidade, que é um bloquinho com destaque para a música baiana, onde tocamos clássicos do axé music, até pensando nesse período de Carnaval”, contou.

 

Para Patrícia Almeida, também vocalista do Pé de Lata, se apresentar em Monte Gordo é uma alegria, principalmente por poder atingir uma plateia diferente. “É sempre incrível fazer show em nossa cidade, que é Camaçari, e agora, aqui em Monte Gordo, podemos alcançar as crianças da região da orla, nos aproximando desse público”, destacou.

 

A programação musical seguiu com apresentações dos músicos Müller Magno, Rode Torres e Lucas Viana, da banda Virado no 70, e do artista Henrique do Cavaco, garantindo diversidade de ritmos e mantendo a animação até o fim da noite.

 

O Conexão Cultural teve início na sexta-feira (6), no bairro de Parafuso, na sede de Camaçari, seguiu no sábado (7) para o Quilombo de Cordoaria, na zona rural do distrito de Abrantes, e encerrou neste domingo em Monte Gordo. Ao longo dos três dias, o evento foi marcado por grande participação popular, múltiplas manifestações culturais, cortejos multiculturais e shows para todos os públicos.

 

Fotos: ASCOM Secult e Jaquisson Santos

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...