Conexão Cultural abre caminhos de alegria e tradição em Parafuso; programação segue neste sábado e domingo
O bairro de Parafuso, na sede do município, vestiu-se de festa e foi tomado pelo clima contagiante do Carnaval. Nesta sexta-feira (6), alegria, diversão e um público diverso, de todas as idades, marcaram a abertura do Conexão Cultural, evento promovido pela Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult).
Tendo como grandes estrelas os artistas e grupos da terra, a iniciativa reafirma o compromisso com a valorização dos territórios e dos fazedores de cultura do município. O evento também fortalece os saberes ancestrais, mantendo vivas tradições que atravessam gerações e se entrelaçam com a história de Camaçari.
A titular da Secult, Elci Freitas, ressaltou que a iniciativa é uma continuidade da Virada do Carnaval, evento realizado pela pasta no ano passado. “Em 2025 levamos a folia para Arembepe, e esse ano retomamos, sob o nome de ‘Conexão Cultural’, que foi pensado para que os grupos da cidade sejam fortalecidos. Abrimos aqui em Parafuso, um lugar que é um verdadeiro celeiro de cultura, e seguimos até o domingo nas demais localidade. Tudo feito com muito amor e muito carinho”, pontuou.
A abertura foi marcada por um vibrante cortejo multicultural, que percorreu as ruas da localidade espalhando música, cores e emoção. A cada passo, aplausos e sorrisos, olhares atentos surgiam de portas, janelas e calçadas, enquanto moradores e visitantes acompanhavam a verdadeira “procissão cultural”.
O cortejo saiu da Rua do Rafael, nas proximidades do Pesque Pague Bar do Galo, puxado por Nino Êxito, e contou com a força e a beleza dos grupos Samba Caboclo de Parafuso, Eremim, Boi Mirim, Samba Guerreiras de Parafuso, Caboclo Mirim, Boi Janeiro, Raízes Ancestrais e da Fanfarra Popular de Parafuso (Fampop), reforçando a diversidade das manifestações culturais e o respeito às raízes que sustentam a identidade local.
No ponto final do percurso, na estação de trem de Parafuso, foi montado o palco principal, onde a celebração seguiu com apresentações do cantor Giba, que levou uma mescla de ritmos cheios de animação. “A oportunidade de tocar neste evento foi uma coisa maravilhosa. Tivemos uma festa linda, com povo incrível. Trouxemos um repertório ‘pra cima’, para agitar geral”, afirmou o músico.
Em seguida, o samba tomou conta do local, com show do Grupo Fascinante, contando ainda com participação da banda Turma do Samba, fazendo todo o público dançar. O vocalista do Fascinante, Elizeu Ramos, ressaltou a alegria de participar do Conexão Cultural. “É uma iniciativa superimportante, que traz cultura para a comunidade, ajuda também os comerciantes e ambulantes locais, com o fomento de vendas. É muito legal ver famílias participando, uma festa que agrega a todos”, disse.
O músico Renatinho da Bahia foi o próximo a subir ao palco, em uma apresentação empolgante, com destaque para a música baiana. “Um prazer enorme fazer parte deste evento, que é uma festa maravilhosa e leva essa conexão cultural para as localidades de Camaçari”, enfatizou.
A noite foi encerrada em Parafuso ao som do grupo Somos Cinco, embalando o público com muito ritmo e emoção. O Conexão Cultural segue durante o fim de semana com programação gratuita. No sábado (7), a festa acontece em Cordoaria, na zona rural de Vila de Abrantes, com cortejo saindo da rua principal da localidade, nas imediações da Casa de Farinha Comunitária, e palco principal no Largo do Quilombo, próximo à igreja católica.
Já no domingo (8), a folia chega a Monte Gordo, na orla de Camaçari, levando arte, cultura e alegria para ainda mais pessoas. O cortejo terá saída da Rua Senhor do Bonfim, defronte ao supermercado Mix Bahia. Já o palco principal será montado nas proximidades do Mercado Municipal da localidade.
O Conexão Cultural é realizado com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur), via Edital de Seleção Pública para o Carnaval 2026.
*Confira a programação para os demais dias:*
*Sábado (7) - Quilombo de Cordoaria*
14h – Cortejo
Felipinho convida:
Tambores de Cordoaria
Aquilombar Capoeira
Boi Bonito de Abrantes
Caretas de Cordoaria
Charanga da Fampa
16h – Palco Principal
Pensamento Positivo
Nadja Meirelles
Samba Trator
Samba Ohana
Savilar Rasta Man
*Domingo (8) – Monte Gordo*
14h – Cortejo
Priscila Miller convida:
Pelé do Samba e as Sambadeiras
Capoeira Fatumbi
Charanga Caraípa
Dança Contemporânea Ancestral
Bangariô
16h – Palco Principal
Pé de Lata
Müller Magno
Rode Torres
Lucas Viana
Virado no 70
Henrique do Cavaco
Fotos: Jaquisson Santos

