...

...

Ouvintes conectados

Visitantes: 6.292.361
Usuários online: 0

Agentes da rede de proteção de crianças e adolescentes de Camaçari participam de curso de atualização

Publicada em: 11/11/2025 15:44 -

Agentes da rede de proteção de crianças e adolescentes de Camaçari participam de curso de atualização

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), reuniu agentes da rede de proteção de crianças e adolescentes do município na manhã desta terça-feira (11), em curso de atualização e troca de experiências para o enfrentamento ao trabalho infantil.

 

Cerca de 60 participantes, entre representantes de órgãos governamentais e de organizações da sociedade civil, participaram do evento, que aconteceu ao longo do dia no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari.

 

Técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) – desenvolvido pela Sedes –, Mayara Santos, ressaltou que o objetivo da ação de hoje foi o de levar orientação técnica da Seades para a rede municipal, com a finalidade de estruturá-la, trazendo propostas de ações e de atividades de enfrentamento ao trabalho infantil.

 

“Aqui tratamos das atividades dos eixos do PETI [Informação e mobilização; Identificação; Proteção social; Apoio, defesa e responsabilização; Monitoramento], mas também das possibilidades de cofinanciamento que será disponibilizado para o município, para as ações diretamente relacionadas ao enfrentamento do trabalho infantil. Então a gente vai tecer estratégias de ações e atividades para desenvolver aqui, que possam utilizar desse recurso, integrando cada vez mais a rede e, também, trazer propostas, compartilhando informações e conhecimento na rede”, detalhou.

 

Para a facilitadora e técnica de referência da Seades, Tatiane Cerqueira, o encontro é uma oportunidade de diálogo do Estado com os profissionais da ponta, responsáveis pela execução dos serviços socioassistenciais da rede de proteção, a fim de organizar as ações estratégicas da área.

 

“Para esse momento em particular, o MDS [Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome] está retomando o cofinanciamento para as ações estratégicas. Como Camaçari foi elegível, nada mais justo do que a secretaria estar presente nesse momento para alinharmos as ações e práticas para o desenvolvimento do trabalho ao enfrentamento do trabalho infantil junto à rede de proteção do município”, esclareceu a palestrante.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camaçari (CMDCA), Eliete Faustina, destacou a representação do órgão em encontros como este. “Precisamos estar nesses espaços, saber de perto o que está acontecendo com os equipamentos de proteção da criança e do adolescente”, observou a conselheira.

 

Marcos Vinícios do Amor Divino, supervisor do Juizado da Infância e Juventude, reconheceu a riqueza da atividade enquanto momento de troca entre agentes da rede. “É uma formação importante para nós, agentes, porque vem riquíssima de conhecimento e de experiências práticas no dia a dia e, acima de tudo, na parte jurídica, que auxilia cada vez mais os agentes. Sem falar nas atualizações da forma de trabalho do PETI aqui no município. Então eu acredito que vai ser um dia riquíssimo de troca de experiência e, acima de tudo, uma grande oportunidade para adquirir conhecimento”, disse.

 

Foto: Patrick Abreu

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...