Camaçari: saúde pública é o foco principal da 12ª Sessão Ordinária da Câmara
As políticas públicas voltadas à saúde foram o foco principal da 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaçari, realizada na manhã desta terça-feira (23/09). A pauta envolveu indicações de melhoria na atenção básica e promoção da saúde, assim como políticas de vigilância em saúde e políticas de prevenção e controle de doenças para toda a população e para grupos específicos. Entre essas ações de saúde algumas envolvem o ambiente escolar, abrangendo tanto a saúde física como a mental.
Como exemplo dessas políticas, foi aprovada por unanimidade a Indicação Nº 1000/2025, de autoria do vereador Herbinho (União), que sugere ao governo estadual uma ação de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) nas escolas estaduais existentes no município. “Esta é uma vacina que poucas meninas e adolescentes do nosso município e do Brasil sabem que existe. Essa vacina serve para diversos tipos de doenças, principalmente o câncer de colo de útero, que é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil”, reforçou.
Outra indicação envolvendo a saúde nas escolas foi a de Nº 977/2025, de autoria do vereador Vagner Bispo (PSB), que sugere a criação da campanha “Escola Segura”, voltada ao diálogo e acolhimento dos alunos e profissionais da escola. Segundo o vereador, dados mostram que a violência escolar triplicou e tem como raízes os problemas de convivência como bullyng, discriminação e uma cultura de masculinidade toxica.
“A campanha visa criar um ambiente de acolhimento e diálogo através de palestras e orientações através de profissionais especializados. Trata-se de uma medida preventiva que vai além da segurança física focando na saúde emocional de alunos, professores e demais profissionais de apoio, assegurando que as escolas do município se tornem espaços de proteção e desenvolvimento para toda nossa comunidade”, defendeu.
A saúde pública está intimamente relacionada com à qualidade do meio ambiente, levando isso em consideração, a Casa aprovou a Indicação Nº 974/2025, de autoria do vereador Maurício Qualidade (União), solicitando a limpeza do Rio Camaçari e a poda de suas árvores. Na mesma linha, foi aprovado em segunda discussão e votação o Projeto de Lei do Legislativo Nº 007/2025, este de autoria do vereador Manoel Jacaré (PP), que institui a Política de Incentivo e Instalação de Fossas Sépticas Biodigestoras nas localidades que não possuírem esgotamento sanitário.
A Casa também aprovou quatro novas datas comemorativas a serem incluídas nas comemorações oficiais do município: o dia 21 de março passa a ser o Dia de São Bento, o Dia da caminhada em conscientização aos terreiros de Candomblé e religiões de matriz africana para o primeiro final de semana após o dia 21 de março, o dia 14 de junho como data oficial do Arraiá do Verde, e a inclusão também do Arraiá do Pain no calendário oficial de eventos culturais do município. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade dos presentes.



