Pedidos de criação e melhorias em áreas públicas de uso comum são aprovados pela Câmara
As áreas públicas de uso comum representam os espaços que pertencem a todas as pessoas, sendo de uso livre e gratuito para a população, e sendo administrados pelo poder público, seja municipal, estadual ou federal. Estas áreas públicas podem ser tanto espaços urbanos, espaços naturais, ou outras áreas verdes que cumpram sua função social de servir à toda coletividade, e foram os principais temas tratados durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaçari, na manhã desta quinta-feira (11/09).
Das 23 indicações debatidas, 17 delas tinham relação com as áreas públicas de uso comum, principalmente na reforma e requalificação das ruas e calçadas dos espaços urbanos, a exemplo da Indicação Nº 920/2025, do vereador Tarcísio Coiffeur (PSDB), sugerindo a requalificação total da Praça da Cultura, no bairro do PHOC III. Segundo o parlamentar, o aspecto da praça é de abandono. “O mato na região está grande e as pessoas reclamando que não foi feita nenhuma manutenção no local”, declarou.
Mas além das áreas públicas em espaços urbanos, também foi defendido o direito pelo bem-estar coletivo em áreas de espaços naturais, como na Indicação Nº 873/2025, de autoria do vereador Luisão (Republicanos), que aconselha a revitalização da Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca, no distrito de Monte Gordo.
“Camaçari tem muitas praias, mas também podemos explorar o turismo ecológico dentro do município, a Lagoa da Paz é uma área belíssima e um dos cartões postais de Camaçari e, pensando nisso, uma área importante como essa não pode ficar como está”, afirmou o vereador Luisão.
A Casa também aprovou duas moções, uma parabenizando Grasiela Morais, pelo trabalho junto à comunidade surda de Camaçari, e a outra de pesar pelo falecimento do cantor e baixista da banda Declinium, Erivaldo Reis, conhecido como Oreah Chinaski.