...

...

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI

Ouvintes conectados

Visitantes: 5.474.151
Usuários online: 0

Camaçari: gratuidade de sacolas nos mercados é aprovada em 1º turno na Câmara

Publicada em: 04/09/2025 15:13 -

Camaçari: gratuidade de sacolas nos mercados é aprovada em 1º turno na Câmara

 

 

 

A Câmara Municipal de Camaçari aprovou em 1º turno, na manhã desta quinta-feira (04/09), o PL Nº 89/2025, que proíbe a cobrança pelas sacolas plásticas utilizadas para empacotar as mercadorias dos clientes nos mercados atacadistas do município. A proposição foi feita pelo vereador Jackson Josué (União), que em sua defesa disse que o projeto será de grande valia para o nosso município de Camaçari. “Em Lauro de Freitas muitos desses grandes atacadistas não cobram pelas sacolas, enquanto em Camaçari querem cobrar entre 0,16 e 0,25 centavos”, relatou.

 

Na Ordem do Dia na 1ª votação a Casa também aprovou o PL Nº 76/2025, de autoria do vereador Dr. Samuka (PRD), que prevê o uso do brasão e das cores oficiais do município como identificação nas repartições públicas, veículos, documentos, e placas e cartazes de forma geral. Segundo o vereador, esse projeto visa uma padronização nas cores utilizadas pelo poder público, para que Camaçari não perca a sua identidade.

 

Já no Expediente do Dia, a Casa aprovou 22 indicações dos parlamentares, assinalando diferentes áreas da política pública, como a indicação de Nº 897/2025, de autoria do vereador Luisão (Republicanos), que aponta ao Poder Executivo que implemente uma feira livre na Praça Álvaro Simas, no bairro do PHOC I. Para o vereador Luisão, essa feira visa “fomentar a economia nos bairros, pois representa uma das formas mais antigas de comercialização de produtos agrícolas, implementando a renda e contribuindo com a sustentação das famílias”.

 

Ainda falando sobre alimentação saudável, a Casa também aprovou a Indicação Nº 896/2025, de autoria do vereador Vagner Bispo (PSB), que sugere a criação do programa “Rota Gastronômica de Camaçari” (RGC), para, segundo ele, trazer o desenvolvimento econômico através da identidade cultural. “A RGC transformará nosso patrimônio culinário único, dos frutos do mar aos produtos da agricultura familiar, em um motor de turismo e geração de renda, criando um circuito permanente que integrará nosso litoral”, defendeu.

 

Comissão – Com a presidência do vereador Maurício Qualidade (União), tendo como relator o vereador Kaique Ara (PT), e como membro o vereador Manoel Filho (PL), a Comissão de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude se reuniu, na manhã desta quinta-feira (04/09), com o intuito de analisarem dois projetos de lei do Legislativo, o de Nº 43 e o de Nº  55.

 

O primeiro projeto analisado foi de autoria do vereador Dr. Elias Natan (PSDB), que institui o Selo Empresa Amiga da Juventude dentro do município. Esta iniciativa de lei já foi proposta por outras casas legislativas do país, visando reconhecer e incentivar a inclusão de jovens no mercado de trabalho. O projeto foi aprovado com emendas aditivas.

 

O segundo projeto de lei, este de autoria do vereador Dentinho do Sindicato (PT), pretende estabelecer a Casa da Juventude no município. Para o relator da comissão, o vereador Kaique Ara, existe a possibilidade de o projeto ser barrado pela Procuradoria do município devido ao fato de onerar o ente, por isso “talvez fosse o caso de voltar o projeto para o proponente aprimorar isso e talvez suprimir as questões que gerem esse desconforto ao poder executivo”. Após intensa discussão foi decidido pela aprovação do PL, incluindo duas emendas modificativas.

 

 

 

*Seguem links para mais fotos:*

 

https://www.cmcamacari.ba.gov.br/galeria/reuniao-de-comissao-infancia-adolescencia-e-juventude-200045

 

https://www.cmcamacari.ba.gov.br/galeria/8a-sessao-do-2o-periodo-2025-200046

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...